(H)Á Conversa no Palco

No passado dia 2 de abril, no âmbito da disciplina de História, teve lugar no nosso Colégio a primeira edição do (H)á Conversa no Palco, direcionada para alunos do 9.º ano de escolaridade.

Tendo como tema “O Estado Novo”, o encontro intergeracional juntou alunos, ex-alunos e familiares à volta do palco do nosso auditório, numa conversa informal, mas rigorosa e criteriosa do ponto de vista histórico. O objetivo passou por retirar o peso da formalidade que uma palestra exige, para proporcionar a abertura, o saber estar, o saber o ouvir, o saber intervir de forma ordeira e, essencialmente, privilegiar o debate em grupo e o espírito de crítico.

O tema do Estado Novo continua a ser um período da história de Portugal com inúmeros olhares e interpretações, existindo a convicção, sobretudo nos mais novos, que o dito período se passou há demasiado tempo. Por serem momentos do nosso passado recente é, ainda, possível contactar com fontes vivas e lúcidas, que nos preenchem pelo exemplo e pelos ensinamentos, tornando-nos mais sensíveis ao tempo, ao espaço e, consequentemente, à História. O nosso especial agradecimento à avó Manuela, ao Avó Manuel, ao tio avó António Lopes, ao nosso ex-aluno Edgar Monteiro e à aluna de Doutoramento em História Contemporânea da Universidade de Coimbra, Carolina Henriques. O passado também teve um presente e um futuro... que somos Nós!