Dia Mundial da Filosofia 2018

A Filosofia, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite que o aluno experimente um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta as suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

No caso da Filosofia, esta permite e dá oportunidade de realizar o pensamento de maneira bastante pessoal.

O ensino secundário é geralmente considerado pelos professores como uma fase de consolidação da personalidade e dos desejos do aluno enquanto jovem. Aqui, a Filosofia apresenta um papel importante e fundamental no sentido de colaboração para esta consolidação.

A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina. É necessário que os professores se conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como apenas a soma de mais uma disciplina. O ideal é um professor responsável por aplicar tal disciplina, tendo em mente o quão necessário é fazer com que os seus alunos não fiquem dependentes de livros didáticos.

Aos professores que se preocupam com a melhor forma de aplicar a Filosofia, não existe uma ordem pronta. Recomenda-se a priorização de práticas que favoreçam a formação dos discentes capazes de desenvolver o seu próprio pensamento crítico, formando cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir ao longo da vida. Daí ser tão importante a comemoração do Dia Mundial da Filosofia.

A Filosofia é fundamental na vida de todos os seres humanos, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento, do mundo e do homem.

Por isso é que ser professor de Filosofia não é uma mera profissão, é uma missão.

Vanessa Silva

P.S.: O Dia Mundial da Filosofia não é o dia 15 de novembro, é sempre a terceira quinta feira do mês de novembro, este ano ficou representado pelo dia 15.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com