Dia Internacional do Pi – 14 de março

Hoje comemora-se o dia do Pi (π) e, consequentemente, o dia da Matemática. Este dia celebra-se no dia 14 de março porque a data do calendário de 3/14 é igual aos primeiros três dígitos do número π.

No colégio, comemorou-se esta data com a representação de um Pi humano, pelos alunos dos 6.º e 7.º anos, contando ainda com a colaboração de alguns alunos das turmas B do 5.º ano, C do 8.º ano e A do 9.º ano. Os alunos do 11.º ano dos cursos profissionais auxiliaram os professores na preparação desta atividade. Está também presente, na entrada do Colégio, uma exposição de Pi’s, criados pelos alunos do 10.º ano, elaborados com materiais reciclados.

Pi é a décima sexta letra do alfabeto grego (o do alfabeto português) e é usada para representar uma constante matemática: a razão entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro.
O seu valor é 3,14159… continuando os seus dígitos infinitamente, num padrão que nunca se repete. π é um número irracional.

Curiosidades sobre o Pi e o dia 14 de março: