EXAMES NACIONAIS 2021

CALENDÁRIO DA COMPONENTE ORAL DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - 2021

O calendário das Provas Orais Nacionais de Línguas Estrangeiras 2021 foi elaborado com base nas inscrições iniciais dos alunos que foram remetidas pelos estabelecimentos de ensino ao Agrupamento do JNE, podendo, no entanto, surgir algumas alterações no próprio dia da realização das provas.

• Realização da componente de produção e interação orais com recurso a videoconferência

Os alunos deverão apresentar-se na sua escola para a realização da componente oral com recurso à videoconferência ou, em casos devidamente justificados, apresentam-se na escola de acolhimento.

• Realização da componente de produção e interação orais em escola de acolhimento:

Em relação aos alunos que se deslocam para a realização das provas orais, a escola informa o local e a hora das mesmas, sendo a deslocação da responsabilidade do aluno.

Os alunos apresentam-se 20 min antes do início da sessão junto da sala de espera, e deverão aguardar na sala de espera até que sejam chamados pelo elemento do secretariado de exames, que os acompanhará à sala de realização da componente oral, assinando a sua presença em documento próprio.

.

Informação urgente - processo extraordinário de inscrições em exames

Processo extraordinário de inscrições em exames, de acordo com a Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio e o Despacho Normativo n.º 14-A/2021. Circular informativa n.º 21 (Encarregados de educação e alunos - 11.º e 12.º anos)

Circular Informativa N.º21 - Orientações ao processo extraordinário de inscrição de exames

Despacho Normativo n.º 14-A/2021, de 26 de maio - Procede à regulamentação da realização de exames finais nacionais para melhoria de nota da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior e à definição do respetivo processo extraordinário de inscrição.

.

Legislação/documentos relativos às Provas e Exames do Ensino Básico e Ensino Secundário - 2020/21

Despacho Normativo nº 10-A/2021, de 22 de março - Estabelece o Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário para o ano letivo 2020/2021

Norma 01/JNE/2021 - Instruções para a inscrição nas provas e exames do ensino básico e secundário.

Utilização de calculadoras no ensino secundário - exames finais nacionais de Economia A, Física e Química A, Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais, em 2021.

Ver listagem exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos exames finais nacionais.

.

Os alunos devem consultar todas as informações relativas ao acesso ao ensino superior no Guia Geral de Exames 2021 - Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior, disponível em: Portal da Direção-Geral do Ensino Superior: https://www.dges.gov.pt/pt

O pedido de atribuição de senha/submissão na PIEPE deve ser feito através do link - Pedido de Atribuição de Senha - DGES.

.

NOTA: O processo de inscrição para a realização de provas e exames no ano letivo 2020/2021, efetua-se através da PIEPE, disponível no endereço https://admin.jnepiepe.dge.mec.pt.

Ver manual de instruções PIEPE 2020/2021 (versão atualizada a 1 de abril)

Ver FAQ's PIEPE 2020/2021 (versão atualizada a 5 de abril)

Validade dos Cartões de Cidadão - Inscrição nos Exames

Na PIEPE é pedido que se apresente a validade do cartão de cidadão. Deste modo deve ser colocada a validade que o cartão apresenta. Informa-se que o Governo estendeu o prazo de validade dos Cartões de Cidadão caducados desde 24 de fevereiro de 2020 até 31 de dezembro de 2021, pelo que, nestas condições, os alunos mesmo com o cartão fora de validade permanecem documentados.