Tomada de posse da Jovem Autarca de Pombal

Na passada sexta-feira, dia 14 de janeiro, o Diretor Valter Branco e o Professor Leandro Correia marcaram presença na tomada de posse da nossa aluna Sara Gaspar, como primeira Jovem Autarca do Município de Pombal. À Sara, desejamos as maiores felicidades, garantindo que este família te continuará a apoiar em tudo o que precisares. Publicamos o discurso da tomada de posse:

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pombal 
Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Pombal
Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas 
Senhoras e Senhores Vereadores aqui presentes
Colegas candidatos
Comunicação social 
A todos e a todas que estão a assistir a esta cerimónia
Pombalenses
As minhas primeiras palavras são de agradecimento: pela oportunidade e, sobretudo, por fazerem do nosso município um território cada vez mais inclusivo e intergeracional, onde os valores e os princípios se vão vincando de uma forma corajosa e proactiva. 
Agradeço a confiança, o voto! Estou aqui por vocês e para vocês, pelo que este dia é tanto meu como vosso! É tempo de continuar a apostar no que de melhor tem Pombal. É tempo de continuar a reafirmar a juventude, no sentido da responsabilidade e do empreendedorismo, num território que nos oferece potencialidades que têm e devem de ser exploradas.
Não há caminhos fáceis, sobretudo quando os tempos são duros e incertos. É a certeza de que não caminhamos sozinhos que nos faz avançar. Neste desafio, nesta aventura, tive a sorte de contar com o apoio e as recomendações de todos e todas aqueles e aquelas que por vezes viram mais em mim que eu própria. 
Agradeço ao professor Leandro Correia, por acreditar em mim e no meu potencial, pela disponibilidade e, sobretudo, pelo cuidado com que sempre conduziu o processo. À minha, escola, o Colégio João de Barros, na pessoa do Professor Valter, por me terem proporcionado todas os instrumentos necessários durante o processo e me darem a maior lição de vida que agora pretendo aplicar “Aprender para vencer”. 
Agradeço, também, ao executivo da Câmara Municipal de Pombal, ao atual e ao anterior, pela coragem e pela confiança que demonstram na juventude ao desenvolver este projeto. Espero e quero estar à altura daquilo que idealizaram, mas quero, ainda mais, aproveitar a oportunidade para continuar a aprender e crescer de forma humilde. 
Agradeço, por fim, à minha família, pilar de todas as horas e de todos os dias, aos meus amigos, a todos os meus professores e, em tom muito especial, a todos e a todas os candidatos que participaram. Para vocês, uma palavra especial: A partir de hoje, não há vencidos nem vencedores! Ganhámos todos! Ganhou Pombal!
 Cada um de vós deve sentir-se realizado e orgulhoso, pois a coragem que demonstraram em dar a cara pela vossa terra, pelas vossas raízes, não estão ao alcance de qualquer um – daí termos sido apenas 11. Parabéns! Tudo isto só fará sentido se continuarmos comprometidos! Preciso de vocês!
É tempo de arregaçar as mangas, trabalhar com sentido de responsabilidade, mantendo sempre a ambição saudável e necessária. O projeto que temos em mãos é um projeto claramente cultural, que salvaguarda o princípio da inclusão e da sustentabilidade. Apostaremos numa dinâmica intermunicipal, de eventos desportivos, culturais e de lazer; atenderemos às capacidades dos jovens ao nível da escrita e da leitura, cumprindo com uma das maiores preocupações do ministério da educação, promovendo um prémio literário intitulado “Jovens à Letra”; e daremos o espaço necessário – aproveitando o território como um todo – para que o “Talento sai[a] à Rua” e não se esconda. Este é o nosso desafio! E como em tudo na vida... os desafios são para serem encarados, trabalhados e ultrapassados!
É o valor de cada um de nós que faz a diferença. Passamos a vida a idolatrar ídolos que nos são distantes e esquecemos de olhar, admirar e cuidar dos que estão bem ali ao nosso lado. Quero, com a minha equipa, demonstrar que a força dos braços é no coração que nasce, afirmando-nos como um exemplo e uma inspiração para aqueles que nas próximas edições terão o dever e a honra de servir Pombal.
É o tempo de sermos cada vez mais construtores e menos destruidores
Críticos, mas não fundamentalistas
Inclusivos e solidários e não individualistas e egoístas
Estejamos alerta, mas não sejamos alarmistas
Sejamos diferentes, não esquecendo que somos iguais
Nada é tão grande como nós!

Viva o Município de Pombal!

Comments are closed.