(Re)Começar – ano letivo 2020/21

Os (re)começos têm tanto de desafiante, como de apaixonante.  São especiais, inquietantes e chegam a ser intrigantes, na medida que geram em cada um de nós o receio pela novidade e a ansiedade no estabelecimento de novos e renovados princípios e objetivos,

Estamos a passar por um dos momentos mais difíceis da história recente da Humanidade. Não há ninguém que nestes tempos não se questione, não se desespera, nem se entregue à reflexão profunda que em tempos ditos normais parecia estar em vias de extinção. Com toda esta realidade atípica, percebemos cada vez mais que dentro de nós há uma coisa que não tem nome... essa coisa é o que Somos.

Nós, Colégio João de Barros, demonstramos, mais uma vez, que o projeto que temos vindo a assumir ao longo destes anos é esclarecedor do trabalho desenvolvido por todos e oportuno, no sentido que nos tem capacitado e preparado para as reais e inequívocas circunstâncias da vida. Na escola da vida, somos todos alunos e é em contextos atípicos como este que vivemos que devemos estar disponíveis para aprender, para nos adaptarmos e para nos entreajudarmos. Neste sentido, não posso deixar de expressar o mais profundo agradecimento pela forma como todos nós, no Colégio e em casa, nos disponibilizamos de forma pronta e imediata para salvaguardar e garantir àqueles(as) que são a razão da nossa luta quotidiana, os(as) nossos(as) alunos(as). Obrigado!

É dentro deste espírito de solidariedade e proximidade, de satisfação e felicidade que vos dou as boas-vindas a mais um ano letivo. Um ano letivo histórico, carregado de desafios e inquietações, que colocará à prova a nossa dimensão humana, a nossa dimensão profissional e, no nosso caso, a nossa dimensão educativa. Devemos iniciar esta nova etapa de forma convicta, não descurando as nossas responsabilidades e ambições, mantendo esta simbiose perfeita, que cada vez mais faz de nós uma verdadeira família! São estes pilares que nos têm valido o reconhecimento merecido nos resultados alcançados. Um sucesso meritório do trabalho árduo no dia-a-dia, da vontade de superação e da motivação que encontrámos espelhada nos resultados escolares internos e nas diversas avaliações externas, onde registamos, em todas as disciplinas, médias superiores às médias Nacionais. De um reconhecimento merecido expresso no número de alunos(as) que integram os quadros de mérito académico, de cidadania, cultural e artístico, que nos enchem de orgulho e nos torna vaidosos naquilo que é a nossa missão, Aprender para Vencer. E é vencendo que ambicionamos aprender muito mais.   

Neste (re)começo, dentro da normalidade possível, devemos estar cientes que as conquistas alcançadas acarretam responsabilidades e ambição, pelo que devemos ter a vontade de começar uma história todos os dias e acabá-la, apenas, no dia seguinte. É fundamental agarrar o futuro com a mesma força que lembramos o passado, mas viver o presente como se não houvesse amanhã, na certeza de que estamos constantemente abertos à (re)construção, porque somos filhos(as) do tempo e das suas constantes transformações.

Como diria Miguel Torga... (Re)comecemos... se pudermos, “Sem angústias e sem pressa e os passos que dermos, neste caminho duro do futuro, dêmo-los em liberdade, enquanto não alcançarmos não descansemos, de nenhum fruto queiramos só metade”.

Um ótimo ano letivo 2020/21

O diretor,

Valter Branco

.

Resultados dos exames nacionais finais do Ensino Secundário

Comments are closed.