A Luta constante pelo (Re)Conhecimento

“É o umbigo que nos lembra o quanto devemos a vida ao “outro” ”.

Foi assim que, no passado dia 28 de março, o Professor Doutor Anselmo Borges iniciou um ciclo de debates no Colégio João de Barros, no âmbito da articulação disciplinar das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Filosofia, História e História A.

Da parte da manhã, numa conferência direcionada para o Ensino Secundário, intitulada “No MEU corpo e mais Além”, o foco direcionou-se para o Homem enquanto Ser biológico, histórico, cultural e transcendente, que se faz com o Outro, numa simbiose perfeita entre as Ciências e as Humanidades, com destaque para os conceitos da Neotenia, Homem - Ser Tensão e Cuidado.

Já durante a tarde, para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, deu-se o Encontro Inter-Religioso onde, para além do conhecimento sobre as diversas realidades religiosas, se reforçou a importância e a necessidade urgente do diálogo inter-religioso, relembrando-se, deste modo, as palavras de Hans Küng, conceituado filósofo suíço, que se referia assim à questão da intolerância religiosa: “Só haverá paz entre as nações quando houver paz entre as religiões (...)”. Cada um de Nós é eternamente responsável por quem cativa. Fazemo-nos com os Outros e os Outros fazem-se de Nós. Neste percurso Humano nem sempre linear, o Homem conquistou, da mesma forma que transformou. Há, sem dúvida, uma Luta constante pelo (Re)Conhecimento. Do Ser-se Humano. É fundamental agarrar o futuro com a mesma força com que se lembra o passado, mas vivamos o presente como se não houvesse amanhã.

Comments are closed.