Perfil da Instituição

O Colégio João de Barros foi fundado em 1987. Situa-se na freguesia de Meirinhas, concelho de Pombal no distrito de Leiria.
 

Patrono do Colégio

O desejo de construir um colégio com uma identidade própria surgiu aquando da escolha do nome da instituição pois, já nessa altura, houve a preocupação de encontrar não, apenas, o nome que identificasse a obra mas sim um nome que, só por si, transmitisse um conjunto de diretrizes orientadoras do projeto "João de Barros foi escolhido pelo facto da sua obra exprimir um percurso em que se confrontam e articulam traços de uma mundividência medieval com a modernidade, cosmopolitismo e abertura ao mundo da cultura do Renascimento. Viveu num mundo de mudanças onde a escrita, a imprensa e a leitura permitiram a divulgação da cultura a milhares de pessoas.

Foi partindo deste contexto que se escolheu João de Barros como patrono deste estabelecimento de ensino, não só pela proximidade do local onde possivelmente teria acabado os seus dias, mas por se encontrar nele os preâmbulos necessários à construção de qualquer projeto pedagógico nomeadamente, o espírito de aventura, comunicação, descoberta, inovação e criatividade.